Busca Avançada

Total de ONGs Cadastradas: 416

Agência do Bem lança site com mapeamento de ongs do Rio e São Paulo


Iniciada em 2012, a Rede de Organizações do Bem reúne atualmente cerca de 600 organizações sociais, institutos e empresas cariocas e paulistanas, buscando estabelecer um relacionamento entre as iniciativas de base comunitária para criar oportunidades de ação conjunta, além de realizar capacitações para lideranças atuantes nas mais diversas áreas do Terceiro Setor. Como parte desse conjunto de ações, em 2016, a Agência do Bem iniciou o mapeamento de ONGs, que consiste em ciclos de visitas que têm o objetivo de levantar informações sobre projetos realizados em territórios de baixa renda no Rio e São Paulo, buscando entender a dinâmica de funcionamento, principais potenciais e demandas das organizações participantes.

Recentemente foi concluído mais um passo desta ação, tirando do papel e reunindo numa plataforma digital os dados completos de perfil e atividades das instituições já visitadas, dando visibilidade para as mesmas e constituindo uma ferramenta diferencial de pesquisa para potenciais doadores, voluntários e apoiadores. O site conta com diversos filtros de busca, como localidade, perfil de público atendido, natureza das atividades e até mesmo por alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, traz todos os dados sempre atualizados de cada ONG cadastrada, incluindo fotos, doações de interesse e áreas de voluntariado. Instituições que desejem fazer parte do mapeamento também podem solicitar uma visita e passar a integrar a plataforma, bastando, para isso, preencher um formulário básico.

O site concentra, ainda, todas as informações essenciais para a compreensão da Rede como um todo. Podem ser conferidas as notícias que permeiam os fóruns desde as primeiras edições, além de um acervo de editais. A abordagem sobre a Agenda 2030, que integra o trabalho da Rede, também está no site, com uma breve descrição de cada ODS e sua dimensão. Esta é mais uma iniciativa da Agência do Bem para trazer luz às organizações e tornar a troca de informação entre as entidades e a sociedade mais prática e eficiente. O site pode ser acessado pelo endereço www.rededobem.org.br.