Busca Avançada

Total de ONGs Cadastradas: 416

Agência do Bem premia Mulheres da Luz por ação durante a pandemia

Em 2020, a Agência do Bem premiou seis organizações atuantes no Rio de Janeiro e em São Paulo por suas ações sociais ao longo da pandemia de COVID-19. E durante as próximas edições traremos um pouco da realização de cada uma dessas iniciativas selecionadas pelo Prêmio SuperAção, começando pela Associação Agentes da Cidadania – Mulheres da Luz.

Atuante na região central de São Paulo, desde 2013, a associação busca promover a cidadania e a garantia dos direitos humanos de aproximadamente 300 mulheres em situação de prostituição, na região do Parque da Luz e entorno. As mulheres acompanhadas pelo coletivo, em sua maioria, têm idade acima de 40 anos, moram em bairros distantes, possuem baixa escolaridade e dificuldade de acesso às políticas públicas, sendo atendidas por meio de voluntários compostos por psicólogos, neurologistas, assistentes sociais, pedagogas, enfermeiras, médicos clínico-gerais e uma advogada.

Durante a pandemia, a ONG realizou a ação “Luz no fim do túnel”, oferecendo às beneficiadas atendimento psicológico a distância, apoio no cadastro para obtenção do auxílio emergencial, distribuição de cestas básicas, produtos de higiene pessoal e limpeza, máscaras de proteção, cartilhas informativas de prevenção à COVID-19, cobertores, roupas, calçados e fraldas. Além disso, iniciaram um projeto de incentivo à produção de máscaras, sabonetes e sabão em barra, estruturando um espaço para a realização dos cursos e produção dos itens. As alunas contaram com ajuda de custo durante todo o processo de aprendizado, e as peças resultantes foram vendidas por meio da organização, buscando criar autonomia na preparação e venda dos produtos, e incentivando as beneficiadas a replicarem o ensino para outras mulheres.

Conheça a ONG em: www.mulheresdaluz.com.br.